terça-feira, 27 de março de 2012

Divisão Sexual do Trabalho

Divisão do trabalho analisando todos os elementos que constituem a burguesia dominante e em ascensão.
Divisão sexual do trabalho
Miséria da religião é expressão da miséria real;
Estado burguês
Direito como instrumento de opressão
Abolição das instituições burguesas: Estado, família, religião, propriedade privada.

Comentários:
Contrato de trabalho é o instrumento que legaliza a exploração, trabalho intelectual e trabalho manual não são seguimentados pela visão Marxista. Comparando em dos prefácios do capital o trabalho executado pela melhor das abelhas e pelo mais medíocre dos arquitetos. Abelha age por extinto e o pior dos engenheiros para construir o viaduto do complexo de salgadinho, teve que compreender intelectualmente e planejar.
Instrumentos jurídicos para manter jogo de poder – leis burguesas para proteger a burguesia.
Trabalho intelectual – Pertence aos donos dos meios de produção; Riqueza e poder – nas mãos dos homens, brancos. (sobretudo a política) pensamento Marxista: “quem como do meu pirão prova do meu cinturão”. Explicando que o plano de governos ou proposta diz menos respeito a forma de governo que os financiadores de campanha.
Trabalho manual – Trabalho desprestigiado para a burguesia, todos os trabalhos que desempenham atividades manuais que não exige preparo intelectual. (divisão e leitura de classe).
“A libertação da humanidade passa pela liberação das mulheres” Marx (por estes e outros pensamentos ele é banido de diversos países). “O governo nada mais é do que o mecanismo de administração dos interesses da burguesia” Marx.
Marx e a miséria da religião – ópio do povo e miséria da religião – Marx nunca discutiu fundamento de fé e sim materialidade... Nunca discutiu fundamentos de fé e sim o papel das instituições religiosas na vida dos indivíduos... As religiões são criadas pelo home que faz parte de um grupo social com interesses políticos. A crítica se faz ao processo político em que a religião submete o individue que diz para não se envolver nos processos pessoais da sociedade neste período... para latino americanos a religião funciona também como o soluço dos oprimidos, algo que incomoda e aparece para mostrar que algo não está equilibrado... Teologia da libertação (católica) depois do evangelho o texto Marxista – daí surgem os movimentos do MST, movimento negro, movimento feminista, etc.
Aquilo que é princípio religioso é identificado pessoalmente. Marxistas e cristãos contrapondo que a ideologia marxista leva ao ateísmo – Prof. UFPB Alder Júnior Calado e Paulo Freire – A Bíblia e o Capital.

23/03/13 - Professora Ciane Sueli

Nenhum comentário:

Postar um comentário